HISTÓRIAS DA PONTE AEREA-L188
Voei por quase um ano na Ponte Aérea, e
só tive boas lembranças do Electra e dos voos da Ponte. Nesse tempo todo jamais
passei medo neste avião, que apesar de vibrar muito e ser barulhento era muito
seguro e confortável.
Fazia sempre seis pernas (cada perna
corresponde ao trecho SÃO/RIO ou RIO/SÃO) de ponte saindo de Congonhas,
onde, sempre meus voos, iniciavam e terminavam por eu ser da base São Paulo.
Pelo fato de ter terminado meu curso de comissário recentemente, onde a sala de aula era em cima da comissaria da Varig (local onde se preparava os alimentos para os voos), e que, durante o curso, sempre íamos à comissaria da Ponte Aérea, pegar uns salgados
que ganhávamos, quase que diariamente, fazendo com que eu já ficasse íntimo e amigo do pessoal de lá, e
em cada parada do avião em Congonhas, à espera dos passageiros, eu corria até eles e
conseguia uns folheados maravilhosos para comer, lembrando a época do curso.
Lembro que, no dia 01 de janeiro de
1984, na primeira perna do horário das 6 horas,
comissário novinho, havia acabado de chegar de uma festa de
virada de ano, e o comandante do voo, bem rígido, me olhou e
disse que em solo, no Aeroporto Santos Dumont, eu deveria fazer
a barba, senão seria desembarcado lá. Eu me apavorei e logo após o
pouso, corri para o aeroporto deserto atrás de um aparelho de barbear,
por sorte consegui um aparelho com o maleiro, fiz a barba e
fui voar não sem antes o Comandante me vistoriar - errar é humano!
Também havia o famoso banheiro do Electra, de onde, com dois banheiros, um ao lado do outro, caso tirássemos o cinzeiro do toalete, via-se o outro banheiro - nem preciso falar a festa que era para os comissários mais salientes que tentavam espiar as atrizes ou as passageiras mais bonitas. Mas, uma historinha engraçada ocorreu em um voo, final de noite, última perna. Estava eu com um colega tripulando, quando embarca no Rio uma comissária extra (condição que o comissário embarca como passageiro), da Vasp, linda, retornando para casa. Não preciso dizer a reação do colega, ficou todo faceiro e logo disse: “Sou mais antigo, portanto, sou eu que vou olhar pelo buraco da pia caso ela vá ao banheiro ok?”. Dito e feito, a moça foi à toalete e lá foi ele atrás dela entrando no banheiro ao lado, eu estava sentado na guilhotina (dois assentos , sem janela, que ficava ao lado das hélices do avião, correndo o risco caso as hélices se soltarem, entrarem dentro do avião e matar quem estivesse nesses assentos-dai o apelido dos assentos de guilhotina-, por este motivo , somente tripulantes de extra é que podiam sentar ali, passageiros, jamais) em frente às portas dos banheiros, pois o serviço já tinha terminado e, de repente, ele sai com uma cara branca, apavorado. Perguntei a ele: “O que houve?”, ele me disse que, quando tirou o cinzeiro e posicionou-se para espiar, deu de cara com ela olhando para ele, com cara de brava. Foi hilário, ele se escondeu na cabine de comando e não saiu mais até ela desembarcar - ela acabou rindo é claro, e deixou um recado para o colega, que quando fosse comissária a entrar no banheiro, que ele não fizesse isso de novo, pois as comissárias também conheciam o avião e seus macetes, hilário.
A primeira vez que voei na vida , foi neste avião, era noite e chovia demais em São Paulo, íamos para o Rio de Janeiro , para um treinamento de Marinharia na Bahia de Guanabara, quando entrei no avião, um ambiente novo para mim, corri para sentar na sala dos fundos do Electra, que achei um charme, pensem no aperto que passei nesse voo, pois como era inexperiente, não sabia que o pior local para se sentar em um avião quando o tempo está bem fechado é nos fundos, onde balança mais, e realmente nesta noite o avião balançou muito, mas apesar dos sustos, me senti bem seguro neste avião.
Saudades do Electra.
VOAR UM GRANDE LANCE . HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO






Parabéns
ResponderExcluirÓtimas lembranças
Continue assim....
Boas lembranças e boas estórias que nunca mais esquecemos.
ResponderExcluirBoa tarde. O que levou a varig falir?
ResponderExcluirO governo do lula que faliu a Varig, para beneficiar a TAM. Zé Dirceu deve ter ganho uma p... nota.
ExcluirBoa tarde. O que levou a varig falir?
ResponderExcluir