Um comparativo dos carros de serviço de bordo da primeira classe, nos anos 70 no B.707, e outros aviões mais antigos, mostra-nos como foi a evolução, tanto dos carros usados, quanto do serviço de bordo ao longo dos anos, a necessidade de diminuição de peso nas aeronaves por conta da economia de combustível, fez rever todos os conceitos dos serviços da primeira classe dos voos internacionais. Notava-se que os carros antigos eram muito pesados, para acomodar as bandejas de prata ou inox, grandes com apresentações fantásticas e bem elaboradas, onde dependendo do voo, até chefes de cozinha entravam nos aviões, para servir corretamente os pratos, havia carrinhos de até 3 andares, alguns com presunto inteiro e queijos,sendo cortados na hora e na frente do passageiro, um verdadeiro requinte. Nos anos 80 em diante,com essa nova tendência de economia , a sofisticação deu lugar a praticidade, mas a Varig nunca perdeu o seu “glamour”, os carros do serviço de bordo, continuavam sendo bem elaborados, mas menores mais leves e simples de usar, os itens servidos, também foram reduzidos, buscando uma maior praticidade, porém mantendo a sofisticação de seu serviço a bordo dos aviões como o carro de caviar, e os carros de presunto, de salada, sopa e outros foram cortados do cardápio.
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HISTÓRIAS DA VARIG - O MODERNO E SOFISTICADO BOEING 777
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