sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

HISTÓRIAS DA VARIG - O MAJESTOSO DOS CÉUS O NOSSO BOEING 747

 

TEMA-CURIOSIDADES DO EQUIPAMENTO-BOEING 747–200/300 E 400-DATA ANOS 80/90/2000.

 

Um senhor avião, eu ficava deslumbrado quando entrava nele, tamanha imponência, voei muito, fui da rota, Frankfurt, Los Angeles, cheguei a ir à Nova York com ele, enfim voei muito este avião. Fui da rota, Frankfurt, um local maravilhoso Mainz com aquele hotel e o vilarejo com suas lojas, que no natal, parecia um conto de fadas, tantas luzes. Confesso que me sentia muito seguro neste avião, aliás, sempre me senti seguro em voar em aviões que tivesse Engenheiro de voo. Nunca trabalhei na econômica ou executiva deste avião, e confesso que via os colegas ralando bem, por conta dos passageiros e a executiva com aquela galley embaixo da escada com elevador, que loucura desce trolley, sobe trolley

, no início do plantão. Não preciso dizer que a local predileto era a galley da primeira classe no main deck (cabine principal de passageiros), onde não precisava servir a tripulação técnica (comandantes), mas como era novinho, sempre ia parar na galley do upper deck (segundo andar) onde além dos passageiros, tinha a cabine de comando para atender, mas tenha uma compensação, um, porta casaco enorme, em frente ao jumpseat ( assento retrátil de tripulação), que dava tranquilamente para dormir deitado dentro dele, o maior conforto, só tinha que levar uma garrafa portátil de O2, pois, em caso do avião despressurizar eu não morreria sem oxigênio. Tudo era amplo neste avião, e cheio de armários e compartimentos para guardar as coisas. Depois,nos anos 90 chegou o 747–300 e logo após o 747–400, ai a coisa ficou mais séria, um senhor avião, e uma novidade no 747–400 que fazíamos para Roma e Milão, tinha no final da classe Econômica um compartimento superior à cabine, onde ficavam 6 beliches para a tripulação de comissários dormir, não gostava muito de dormir lá, me sentia meio sufocado, mas era melhor que dormir no meio dos passageiros e pior, sentados,o famoso Sarcófago.

Onde várias vezes peguei, não sei como, passageiros folgados, usando nossa cama. Voei no Jumbo misto, com carga na parte de trás e passageiros, enfim acredito que voei todos os Jumbos da Varig. A seguir uma historinha desse avião como não poderia deixar de contar :

 

 Em um voo lotado, na classe Econômica, serviço comendo solto, naquela época a econômica tinha opção de comida quente, a gente montava os carros de quente com duas opções e saia na cabine oferecendo, me lembro de uma comissária oferecendo da seguinte forma: o Sr. Aceita carne ou massa? Uma passageira na primeira fila junto a porta 3 l perguntou que tipo de massa seria, e a comissária, não sei por que razão, foi ríspida na resposta, ¨Minha senhora, tanto faz o tipo, massa é tudo massa¨ . A reação da passageira foi impressionante, jogou a bandeja com comida e tudo pro teto e sujou todos em volta, mais ainda ela, e começou a gritar com a comissária. Não preciso dizer que a colega teve que troca de cabine, pois a passageira, estava querendo matar ela, o chefe demorou quase o restante do voo para se desculpar com a passageira, e parece que no final deu certo, não houve relatório. Lembro-me da colega agradecendo chorando ao chefe por ele ter livrado ela de um problemão.

Pois, na Varig muita coisa era tolerada, mas ofender passageiro jamais, passível de demissão.

 

VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.
















3 comentários:

  1. Também voei muito nos vários modelos do B747 como passeira GC em vôos domésticos e internacionais. Ia sempre pra Manaus a serviço neste equipamento e adorava o Upper deck.Um avião muito seguro e lindo. Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Como conseguiram quebrar esta emoresa!?!

    ResponderExcluir
  3. Ou luladrão é seu compadre Teixeira tudo por dingeiro

    ResponderExcluir

HISTÓRIAS DA VARIG - O MODERNO E SOFISTICADO BOEING 777

  EQTO B-777 –DATA ANOS 2000 Lembro até hoje do dia que entrei neste avião, quanto conforto, avião grande, com tecnologia, muito sistema n...