TEMA-CURIOSIDADES DO
EQUIPAMENTO-BOEING 747–200/300 E 400-DATA ANOS 80/90/2000.
Um senhor avião, eu
ficava deslumbrado quando entrava nele, tamanha imponência, voei muito, fui da
rota, Frankfurt, Los Angeles, cheguei a ir à Nova York com ele, enfim voei
muito este avião. Fui da rota, Frankfurt, um local maravilhoso Mainz com aquele
hotel e o vilarejo com suas lojas, que no natal, parecia um conto de fadas,
tantas luzes. Confesso que me sentia muito seguro neste avião, aliás, sempre me
senti seguro em voar em aviões que tivesse Engenheiro de voo. Nunca trabalhei
na econômica ou executiva deste avião, e confesso que via os colegas ralando
bem, por conta dos passageiros e a executiva com aquela galley embaixo da
escada com elevador, que loucura desce trolley, sobe trolley
, no início do
plantão. Não preciso dizer que a local predileto era a galley da primeira classe no main deck (cabine principal de
passageiros), onde não precisava servir a tripulação técnica (comandantes), mas
como era novinho, sempre ia parar na galley do upper deck (segundo andar) onde
além dos passageiros, tinha a cabine de comando para atender, mas tenha uma
compensação, um, porta casaco enorme, em frente ao jumpseat ( assento retrátil de
tripulação), que dava
tranquilamente para dormir deitado dentro dele, o maior conforto, só tinha que
levar uma garrafa portátil de O2, pois, em caso do avião despressurizar eu não
morreria sem oxigênio. Tudo era amplo neste avião, e cheio de armários e
compartimentos para guardar as coisas. Depois,nos anos 90 chegou o 747–300 e
logo após o 747–400, ai a coisa ficou mais séria, um senhor avião, e uma
novidade no 747–400 que fazíamos para Roma e Milão, tinha no final da classe
Econômica um compartimento superior à cabine, onde ficavam 6 beliches para a
tripulação de comissários dormir, não gostava muito de dormir lá, me sentia
meio sufocado, mas era melhor que dormir no meio dos passageiros e pior,
sentados,o
famoso Sarcófago.
Onde várias vezes
peguei,
não sei como,
passageiros folgados, usando nossa cama. Voei no Jumbo misto, com carga na
parte de trás e passageiros, enfim acredito que voei todos os Jumbos da Varig. A seguir uma historinha desse avião como
não poderia deixar de contar :
Em um voo lotado, na classe Econômica, serviço
comendo solto, naquela época a econômica tinha opção de comida quente, a gente
montava os carros de quente com duas opções e saia na cabine oferecendo, me
lembro de uma comissária oferecendo da seguinte forma: o Sr. Aceita carne ou
massa? Uma passageira na primeira fila junto a porta 3 l
perguntou que tipo de massa seria, e a comissária, não sei por que razão, foi
ríspida na resposta, ¨Minha senhora, tanto faz o tipo, massa é tudo massa¨ . A
reação da passageira foi impressionante, jogou a bandeja com comida e tudo pro
teto e sujou todos em volta, mais ainda ela, e começou a gritar com a
comissária. Não preciso dizer que a colega teve que troca de cabine, pois a
passageira, estava querendo matar ela, o chefe demorou quase o restante do voo
para se desculpar com a passageira, e parece que no final deu certo, não houve
relatório. Lembro-me da colega agradecendo chorando ao chefe por ele ter
livrado ela de um problemão.
Pois, na Varig muita coisa era
tolerada, mas ofender passageiro jamais, passível de demissão.
VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA
AVIAÇÃO.










Também voei muito nos vários modelos do B747 como passeira GC em vôos domésticos e internacionais. Ia sempre pra Manaus a serviço neste equipamento e adorava o Upper deck.Um avião muito seguro e lindo. Saudades!
ResponderExcluirComo conseguiram quebrar esta emoresa!?!
ResponderExcluirOu luladrão é seu compadre Teixeira tudo por dingeiro
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