quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

HISTÓRIAS DA VARIG - O NOSS0 SENHOR BOEING 707

 MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O BOEING 707

O Boeing 707 utilizado pela Varig frequentou as principais rotas da empresa por muitos anos, e podiam ser vistos quase diariamente nos aeroportos de Paris, Nova York, Londres, Tóquio, Lisboa, Madrid e Johanesburgo. Essa aeronave foi responsável pela grande expansão nas rotas internacionais da empresa nos anos 60 e 70.

 Para os pilotos, era uma aeronave complexa e manhosa. Os seus comandos de voo mecânicos exigia um bom preparo físico, por serem bastante pesados. Como jato de primeira geração, era muito pouco automatizado, dando muito trabalho a todos os tripulantes, mas em especial ao engenheiro de voo. O sistema de navegação por radar Doppler, introduzido nos pioneiros ¨VJA e VJB¨ , era bastante complicado e impreciso, e a margem de erro num longo voo de 11 horas para a Europa, por exemplo, podia chegar a 20 milhas (ca. 32 km) náuticas. A partir de 1974, o, Boeing 707 começou a ser progressivamente substituídos por aeronaves Wide-bodies, os Mc-Donnell-Douglas DC-10 e os B-747, inicialmente nas linhas de maior prestígio e movimento. Como resultado disso, o B-707 passou a atender linhas africanas, como Abdijan e Johanesburgo. O cockpit da aeronave era bastante apertado para os 6 tripulantes, especialmente em longos voos de carga, como era lembrado nas palavras de alguns comandantes desta aeronave, imponente com uma cabine econômica enorme, comprida e que não acabava nunca,e onde tínhamos que fazer malabarismos para executar o serviço de bordo.

A seguir, como não poderia faltar uma pequena história que vivi neste avião:

 Nessa época trabalhava na Galley da primeira classe e sem experiência alguma ainda em instrução, gostei muito desse avião apesar dos sustos que passei nele. Tive momentos tristes nesse avião, como a perda de uma tripulação inteira em Abdijan, e momentos de perigo também, pouso quase sem hidráulico e fora voar com três motores, enfim um avião cheio de histórias A história que contarei será sobre meu primeiro voo solo de galley , naquele tempo após o serviço de jantar a auxiliar pegava os pedidos dos passageiros para os ovos do café da manhã, e eu na galley , seria o encarregado de preparar tudo para o serviço Embarcava um Boiler enorme, para aquecer a água do café, já que eu deveria coar uma térmica (3 litros) inteira de café, e também para os ovos de 3 minutos. Também embarcava uma frigideira elétrica enorme que a gente conectava na tomada da galley sobre a caixa onde ficavam as bebidas (um balcão) na galley. E lá fui preparar os ovos fritos e mexidos, que depois de prontos ficavam dentro do forno pré-aquecido pra não esfriar Esse era meu trabalho no segundo plantão, antes do café, além é claro de servir a tripulação técnica, muita coisa, pra esquecer, e adivinhe só, eu me esqueci de um detalhe muito importante, na instrução meu instrutor me ensinou que fritar e preparar ovos somente com manteiga clarificada e nunca com óleo, mas acontece que a comissária sempre aprontava, e embarcava além da manteiga clarificada do caviar também um pote de óleo. E foi aí meu erro, começou a ficar uma fumaça enorme na cabine fora o mau cheiro de óleo queimado, até o copila levantou pra ver o que acontecia. Um verdadeiro fiasco morri de vergonha, mas no final deu tudo certo.

Sem dúvida alguma, o, Boeing 707 marcou toda uma época na aviação brasileira, assim como aconteceu no resto do mundo. Mas a carreira deles foi bastante conturbada. Finalmente, a Varig retirou de serviço seus últimos 707 em 1989, e todos os remanescentes foram vendidos.

VOAR UM GRANDE LANCE . HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.







2 comentários:

  1. Olá tripulantes da Varig.
    Saudades desta empresa que tanto representou o Brasil mundo fora. A Varig no exterior , era um pedaço do Brasil. Chegar num balcão da Varig no Japão e falar em português era de se emocionar!! Viva Varig - Saudades.

    ResponderExcluir
  2. 707 também fez várias pernas domésticas. Quando chegaram em 59, ainda era serviço no "cart" nem existia trolley!

    ResponderExcluir

HISTÓRIAS DA VARIG - O MODERNO E SOFISTICADO BOEING 777

  EQTO B-777 –DATA ANOS 2000 Lembro até hoje do dia que entrei neste avião, quanto conforto, avião grande, com tecnologia, muito sistema n...