terça-feira, 12 de janeiro de 2021

HISTÓRIAS DA VARIG - UM POUSO COMPLICADO EM HONG KONG

 

VOO 828 RG-TEMA-POUSO EM HONG KONG — EQTO-MD-11 — DATA 1998

 Estava no baseamento, em Hong Kong, ano de 1998, tudo tranquilo, até que em um voo, voltando de Johanesburgo, na escala em Bangkok, foi nos informados que teríamos pouco tempo para decolar, pois um tufão estava em rota para Hong Kong e se demorássemos muito não teríamos mais como pousar.

 O comandante do voo era o Sr.Bernardo Neto, que decidiu partir e tentar o pouso, na cabine de comando estavam o Bernado Neto (comandante master) o Dummer(copiloto) o Taborda(copiloto) e o Glen (comandante), nesse trecho o comandante Glenn foi descansar nesse trecho, e ai antes do pouso em Hong Kong eu fui pra cabine assistir o pouso já que havia um assento disponível na cabine de comando e o pouso em Hong Kong é muito peculiar e bonito,mas  mal sabia eu que seria um dos maiores sustos que passei na vida.

 Já na aproximação deu pra notar que as coisas não seriam fáceis, o comandante Bernardo na esquerda com o copoloto Dummer na direita, quem estava no comando era o Bernardo o copiloto Taborda e eu estávamos  sentados atrás deles, nos assentos de extra, balançava demais, jogando o avião pra tudo que era lado, muito vento, uma fila de aviões tentando pousar e nós só ouvindo na fonia os, caras no maior aperto, até que chegou nossa vez e lá fomos nós para a primeira tentativa, saímos bem torto para a pista devido a excesso de vento, de lado e muito veloz, foi aí que o comandante arremeteu, faltando 1.4 milhas (ca. 23 km) e nessa hora o raio pegou a gente no Radomi e apagou tudo no painel nessa hora, de acordo com o Dummer, deu troca de cuecas geral na cabine, pois não se sabia o que fazer nesse momento, a nossa sorte foi que logo em seguida tudo voltou ao normal de novo, depois do pouso, descobrimos que fomos atingidos por um raio que praticamente transformou o Radomi do avião em uma couve-flor. Nisso um KLM arremeteu e desistiu de pousar e a coisa só piorando muita chuva e ventos, e o Bernard resolveu tentar de novo, pois o painel se acendeu de novo, e lá vamos nós de novo, eu já nem sabia mais o que rezar, e pra quem pedir, pois, estava apavorado, e eles acreditam que também, pois ninguém nem piscava na cabine, essa pista era difícil o ILS na proa tem um morro e no encaixe você tem que fazer a curva a direita, pois o ILS somente na final fica preciso neste aeroporto, devido a muitos morros em volta, agora imagina isso tudo num início de tufão, foi muito feia a coisa.

Na segunda tentativa a visibilidade estava piorando e me lembro do Taborda na direita atrás do Dummer, cantando o GO AROUND, pois era o que tinha melhor visão, juro até hoje, que quando passamos no meio dos prédios vi um chinês apavorado nos olhando, de tão perto que passamos dos prédios e balançando mais que liquidificador, isso na frente, imagine atrás a pauleira que deve ter sido. Até que graças a esses pilotos conseguimos pousar em Hong Kong, foi uma

Catracada só, nem sei como os pneus aguentaram, mas pousamos e não preciso dizer que fomos os últimos, pois o aeroporto fechou por dois dias depois, e o MD 11 ficou 4 dias em manutenção, por causa do raio, realmente naquele dia achei que fosse a nossa hora, mas como sempre no final conseguimos apesar dos estragos na aeronave.

 VOAR UM GRANDE LANCE . HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.











4 comentários:

  1. Arremetida a 1,4nm não são 23km. Bem na reta final..

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  2. Esse eventos históricos são de fato registros inesquecíveis.

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  3. Pousei lá em Hong Kong pela primeira vez de humano,depois de b777 depois md11, para quem pilota é um aprendizado incrível, pelo os comentários que eu ouvia piloto REPASSAREM uns aos outros,o clima é paz tufões são terríveis sim .Mas tenho boas lembranças deste lugar e rota,é parabenizo a todos que forampilotos na época deste baseamento. Que era se 3 meses é alguns dias,quase 4meses,o voo era longo,é muito tempo a bordo. Que Deus os guarde a todos

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