VOO 828 RG-TEMA-POUSO EM HONG KONG —
EQTO-MD-11 — DATA 1998
O comandante do voo era o Sr.Bernardo Neto,
que decidiu partir e tentar o pouso, na cabine de comando estavam o Bernado
Neto (comandante
master) o Dummer(copiloto) o Taborda(copiloto) e o Glen (comandante), nesse trecho o comandante Glenn foi descansar nesse trecho, e ai antes do pouso em
Hong Kong eu fui pra cabine assistir o pouso já que havia um assento disponível
na cabine de comando e o pouso em Hong Kong é muito peculiar e bonito,mas mal sabia eu que seria um dos maiores sustos
que passei na vida.
Já na aproximação deu pra notar que as coisas
não seriam fáceis, o comandante Bernardo na esquerda com o copoloto Dummer na direita, quem estava no comando era o Bernardo o copiloto Taborda e eu estávamos sentados atrás deles, nos assentos de extra,
balançava demais, jogando o avião pra tudo que era lado, muito vento, uma fila
de aviões tentando pousar e nós só ouvindo na fonia os, caras no maior aperto, até que chegou nossa vez e lá fomos nós para a
primeira tentativa, saímos bem torto para a pista devido a excesso de vento, de
lado e muito veloz, foi aí que o comandante arremeteu, faltando 1.4 milhas (ca.
23 km) e nessa hora o raio pegou a gente no Radomi e apagou tudo no painel
nessa hora, de acordo com o Dummer, deu troca de cuecas geral na
cabine, pois não se sabia o que fazer nesse momento, a nossa sorte foi que logo
em seguida tudo voltou ao normal de novo, depois do pouso, descobrimos que
fomos atingidos por um raio que praticamente transformou o Radomi do avião em
uma couve-flor. Nisso um KLM arremeteu e desistiu de pousar e a coisa só
piorando muita chuva e ventos, e o Bernard resolveu tentar de novo, pois o painel se acendeu
de novo, e lá vamos nós de novo, eu já nem sabia mais o que rezar, e pra quem
pedir, pois, estava apavorado, e eles acreditam que também, pois ninguém nem
piscava na cabine, essa pista era difícil o ILS na proa tem um morro e no
encaixe você tem que fazer a curva a direita, pois o ILS somente na final fica
preciso neste aeroporto, devido a muitos morros em volta, agora imagina isso
tudo num início de tufão, foi muito feia a coisa.
Na segunda tentativa
a visibilidade estava piorando e me lembro do Taborda na direita atrás do Dummer, cantando o GO AROUND, pois era o que tinha melhor
visão, juro até hoje, que quando passamos no meio dos prédios vi um chinês
apavorado nos olhando, de tão perto que passamos dos prédios e balançando mais
que liquidificador, isso na frente, imagine atrás a pauleira que deve ter sido.
Até que graças a esses pilotos conseguimos pousar em Hong Kong, foi uma
Catracada
só, nem sei como os
pneus aguentaram, mas pousamos e não preciso dizer que fomos os últimos, pois o
aeroporto fechou por dois dias depois, e o MD 11 ficou 4 dias em manutenção,
por causa do raio, realmente naquele dia achei que fosse a nossa hora, mas como
sempre no final conseguimos apesar dos estragos na aeronave.







Arremetida a 1,4nm não são 23km. Bem na reta final..
ResponderExcluirAcho que ele quiz dizer 2,3km.
ExcluirEsse eventos históricos são de fato registros inesquecíveis.
ResponderExcluirPousei lá em Hong Kong pela primeira vez de humano,depois de b777 depois md11, para quem pilota é um aprendizado incrível, pelo os comentários que eu ouvia piloto REPASSAREM uns aos outros,o clima é paz tufões são terríveis sim .Mas tenho boas lembranças deste lugar e rota,é parabenizo a todos que forampilotos na época deste baseamento. Que era se 3 meses é alguns dias,quase 4meses,o voo era longo,é muito tempo a bordo. Que Deus os guarde a todos
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