segunda-feira, 9 de novembro de 2020

HISTÓRIAS DA VARIG - FILMES EXIBIDOS A BORDO E SUAS HISTÓRIAS

 

CINEMA A BORDO

 Já comentei sobre os filmes que são exibidos a bordo para os passageiros, e como já comentei anteriormente,  nos aviões mais antigos, como por exemplo os DC-10, com menor tecnologia embarcada, os filmes passavam em telões, distribuídos pelas cabines de passageiros, sempre com o mesmo filme, pois o sistema era bem rústico, um vídeo cassete, onde entrava em uma bolsa da comissaria ( comissaria-local  e departamento que preparava tudo necessário ao voo, como entretenimento, alimentos, equipamentos de conforto, enfim tudo necessário para tornar o voo prazeroso aos passageiros e também aos comissários e tripulantes) os filmes que eram programados para a etapa, mas sempre passávamos apenas um filme longo, após o serviço de jantar, e um filme curto, geralmente depois do café da manhã, com algumas dicas da localidade que iríamos pousar, aliás uma jogada muito interessante da Cia que só adotou  no final dos anos 90. As coisas só começaram a mudar com a chegada dos aviões mais modernos, o MD-11 foi o marco das transformações, com telas individuais e um sistema computadorizado para exibir os filmes e musicas, permitindo que cada passageiro visse aquilo que quisesse assistir, com várias opções.

 Lembro-me de um caso, que me contaram, que em um voo da VASP, anos 80, um colega, até hoje não se sabe se foi ele que fez de propósito, ou se algum funcionário da comissaria que o fez por pura sacanagem, passou um filme erótico a bordo, que claro, logo foi tirado do ar, Ahaha. Não sei até que ponto essa história é verdadeira.

 Mas outra história é verdadeira e ocorreu com um colega de turma. Vamos à História;

Ano de 1984, minha turma acabava de completar um ano de voo e, as tão sonhadas férias chegaram, e esse colega juntamente com  outro, resolveram aproveitar as passagens, e como um deles tinha um irmão morando na Itália,  resolveram viajar para Roma, para aproveitar o GC (passagem para funcionários). Tudo uma maravilha, os dois extasiados com o avião, um baita DC-10, enorme, eles nunca tinham entrado em um avião tão grande, estavam felizes, por conseguirem lugar no voo. E lá estavam eles, sentados na econômica, serviço de jantar terminado e o filme começou. Era um filme de ação, tipo duro de matar, com cenas de explosão e tiros, e parece mentira, mas aconteceu, no meio do filme, quando uma explosão ocorreu em uma cena de ação, vejam só a coincidência, uma turbina do avião, resolveu explodir em pleno voo, e o barulho, e fogo foram imediatamente em conjunto com o filme, parecia até efeito especial. Não preciso dizer que foi um pânico a bordo, todos se assustaram, e o voo teve que voltar para o RIO. Graças a Deus tudo correu bem, mas não deu tempo pra nada, outro avião estava na pista aguardando os passageiros e o pior sem serviço de bordo, somente o café da manha, pois é, o voo virou um voo da fome, mas com todos em segurança. Esse amigo, digamos meio azarado, jamais esqueceu seu primeiro voo internacional. 

VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRIAS DA VARIG - O MODERNO E SOFISTICADO BOEING 777

  EQTO B-777 –DATA ANOS 2000 Lembro até hoje do dia que entrei neste avião, quanto conforto, avião grande, com tecnologia, muito sistema n...