FRITANDO OVOS NA PRIMEIRA CLASSE DO B.707
Comissário recém-promovido a Galley do B.707, era um luxo, tudo novo para mim, imagine um comissário que só voava durante seis anos Electra, B.737 e B.727 só voando nacional, e de repente encontrar uma galley recheada de itens desconhecidos que nem imaginava que pudessem existir a bordo de uma aeronave, mesmo com os cursos que fiz para primeira classe, onde conheci os queijos, vinhos e tudo que era servido na primeira classe, jamais tinha visto tanto luxo junto. Fazer coisas a bordo, que jamais havia feito como coar café, manter pães aquecidos, preparar os carros, cuidar das comidas quentes, enfim, eu me sentia o maestro de uma orquestra, tudo passava por mim, e eu ditava o ritmo do serviço, tudo tinha que beirar a perfeição, pois os passageiros eram todos de primeira classe, acostumados a serem sempre bem servidos com o que havia de melhor. Não nego que foi uma experiência impar, voar nesta função, tanto gostei, que passei anos como galley, e a cada voo, aprendia mais e mais. Uma função que você trabalhava muito, mas que ao ver o serviço se desenvolver valia a pena.
Como não podia deixar de ser, vou contar uma
historinha sobre meu primeiro voo na função:
Era meu primeiro voo solo, e como uma primeira vez, solo, estava nervoso, muitas coisas a fazer, e sem o instrutor presente, para tirar as dúvidas, parecia tudo impossível, preparar tudo, checar as comidas, todos os itens e ainda ter que atender a tripulação técnica, uma loucura, mas com jeito e com o manual aberto na galley, fui cumprindo minha missão, alguns tropeços, um pouco lento, mas a ajuda dos colegas, foi fundamental. Terminado o Jantar fui para o descanso e no meu plantão, sabia que teria muitas coisas a fazer. E fiz, preparei as bandejas bem como coar o café fresco, preparar os carros que seriam usados no serviço e então, começo a preparar os famigerados ovos dos passageiros e colegas. Ai que tudo começou a dar errado. No final do Jantar a comissária de bordo passa de passageiro em passageiro, questionando-os que tipo de ovo os mesmos querem para o café da manhã, e anota tudo em uma planilha. Minha função é preparar cada tipo de ovo especifico para os ovos quentes 3 minutos, deixava o preparo para a hora do serviço, pois sempre chegavam quentes ao passageiro, nós usávamos uma jarra elétrica para ferver a água e ficávamos só cronometrando e rezando para nenhum ovo quebrar na jarra, pois isso seria um desastre. Ai que tudo começou a dar errado. No final do Jantar a comissária de bordo passa de passageiro em passageiro, questionando-os que tipo de ovo os mesmos querem para o café da manhã, e anota tudo em uma planilha. Minha função é preparar cada tipo de ovo especifico para os ovos quentes 3 minutos, deixava o preparo para a hora do serviço, pois sempre chegavam quentes ao passageiro, nós usávamos uma jarra elétrica para ferver a água e ficávamos só cronometrando e rezando para nenhum ovo quebrar na jarra, pois isso seria um desastre. Para os ovos mexidos e fritos, embarcava uma frigideira elétrica grande, parecida com a da foto que consegui, tinha que fazer os ovos mexidos ou fritos, e depois de prontos colocá-los em pratinhos e deixá-los repousando dentro dos fornos pré-aquecidos. Na teoria estava tudo bem, mas na hora de fritar os ovos, cometi um erro mortal, embarcava dois potes naquela época, manteiga clarificada, onde usávamos para o caviar e outro com óleo de cozinha. Meu instrutor me disse, que deveria fazer os ovos com manteiga clarificada e não com óleo, pois o óleo fazia muita fumaça, então não é que o galley aqui se esqueceu disso? Pois, é amigo, comecei a fritar os ovos em óleo quente, e não deu outra uma fumaceira e um cheiro de fritura que tomou conta da primeira classe, fazendo que até o copiloto saísse pra ver o que estava acontecendo. Passei uma vergonha danada, e não preciso dizer que os ovos foram cancelados no café, somente servimos ovos quentes. Ainda bem que essas frigideiras logo saíram de operação e os ovos já entravamprontos e somente mexidos, não se fritou mais ovos a bordo.
VOAR UM GRANDE LANCE.HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.



Tb fui galley dc10 por um tempo. Tempo de fartura capricho luxo que não existe mais a muito tempo.
ResponderExcluirSensacional ...História com H Maiúsculo !!!
ResponderExcluirMinha chefe de Equipe predileta sempre dizia, ovos 3 minutos, ovos 2 minutos, até parece que cú de galinha tem relógio... fritei muito ovo na galley do DC-10
ResponderExcluir