VOOS — VARIADOS — TEMA — SERVIÇO DE BORDO TÉRMICAS DE LÍQUIDOS
Nas galleys dos aviões da Varig, sempre tinha várias térmicas com até 6
litros cada de capacidade, elas continham uma tomada atrás, para conectá-las na
rede de força do avião, mantendo assim os líquidos sempre aquecidos, como sopas
e chá, e até água quente. Até a chegada dos aviões mais modernos, essas
térmicas eram fundamentais para o desenvolvimento do serviço a bordo das
aeronaves, elas sempre embarcavam, desde os voos de ponte aérea até os voos
internacionais, onde até sopa embarcava nelas. Elas tinham a capacidade de
manter os líquidos aquecidos, mas caso, por exemplo, eles (os líquidos)
chegassem frios no avião, devido, às vezes, a demora no embarque de materiais
para bordo, tínhamos que esquentar os líquidos, com exceção das sopas, que
infelizmente, dependo da situação, tínhamos que cancelar esse serviço. Era
nesse momento que entrava os boilers já postados anteriormente, eles nos
ajudavam muito para nosso serviço correr bem. Em alguns aviões essas térmicas,
devido a sua localização nas galleys, causavam alguns acidentes, alguns até
sérios, no B.727, por exemplo, o comissário
galley, sentava em frente a elas, e era comum cair por cima os líquidos
quentes, queimando o comissário galley, durante a decolagem, ou pior, abrir o compartimento
na decolagem, devido à trepidação, e a térmica cair em cima do comissário, e já
ocorreu isso várias vezes. Quando os MD 11 chegaram, vieram as novidades, como
os boilers de água quente, mas as térmicas jamais se aposentarão na aviação,
pois elas são insubstituíveis.A seguir uma ótima história com as térmicas:
O pessoal da Cruzeiro fazia um voo que vinha de Buenos Aires, e naquela
época os tripulantes traziam uma muambinha leve da Argentina, como Raitos de
Sol, Carnes e os tão cobiçados casacos Caxemira, uma febre para época, um dia depois
do pouso, a alfândega resolveu dar uma incerta a bordo, e um comissário da
Cruzeiro , colocou todos os casacos dentro das térmicas, que estavam vazias,
quando a alfândega entrou, ele não sei porque, resolveu ligar as térmicas
todas, a alfândega foi embora, sem achar nada, mas os casacos e as térmicas,
deram perda total, torrou tudo, um caos, quase mataram o comissário, pois todos
perderam a muamba.
VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.




Alguma história das escadas ventrais dos 27 ???
ResponderExcluirEsse avião é minha paixão...
tenho algumas histórias do 727, um voo para ilha do Sal, e veja em meu canal do you tue = voar um grande lance = uma história engraçada com 727 e comissarios.
ResponderExcluirTeve caso semelhante ( também com tripulação SC ), mas foram lança perfume .
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