sexta-feira, 16 de outubro de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - AS TÉRMICAS DAS GALLEYS


 

VOOS — VARIADOS — TEMA — SERVIÇO DE BORDO TÉRMICAS DE LÍQUIDOS

Nas galleys dos aviões da Varig, sempre tinha várias térmicas com até 6 litros cada de capacidade, elas continham uma tomada atrás, para conectá-las na rede de força do avião, mantendo assim os líquidos sempre aquecidos, como sopas e chá, e até água quente. Até a chegada dos aviões mais modernos, essas térmicas eram fundamentais para o desenvolvimento do serviço a bordo das aeronaves, elas sempre embarcavam, desde os voos de ponte aérea até os voos internacionais, onde até sopa embarcava nelas. Elas tinham a capacidade de manter os líquidos aquecidos, mas caso, por exemplo, eles (os líquidos) chegassem frios no avião, devido, às vezes, a demora no embarque de materiais para bordo, tínhamos que esquentar os líquidos, com exceção das sopas, que infelizmente, dependo da situação, tínhamos que cancelar esse serviço. Era nesse momento que entrava os boilers já postados anteriormente, eles nos ajudavam muito para nosso serviço correr bem. Em alguns aviões essas térmicas, devido a sua localização nas galleys, causavam alguns acidentes, alguns até sérios, no B.727, por exemplo, o comissário  galley, sentava em frente a elas, e era comum cair por cima os líquidos quentes, queimando o comissário galley, durante a decolagem, ou pior, abrir o compartimento na decolagem, devido à trepidação, e a térmica cair em cima do comissário, e já ocorreu isso várias vezes. Quando os MD 11 chegaram, vieram as novidades, como os boilers de água quente, mas as térmicas jamais se aposentarão na aviação, pois elas são insubstituíveis.A seguir uma ótima história com as térmicas:

O pessoal da Cruzeiro fazia um voo que vinha de Buenos Aires, e naquela época os tripulantes traziam uma muambinha leve da Argentina, como Raitos de Sol, Carnes e os tão cobiçados casacos Caxemira, uma febre para época, um dia depois do pouso, a alfândega resolveu dar uma incerta a bordo, e um comissário da Cruzeiro , colocou todos os casacos dentro das térmicas, que estavam vazias, quando a alfândega entrou, ele não sei porque, resolveu ligar as térmicas todas, a alfândega foi embora, sem achar nada, mas os casacos e as térmicas, deram perda total, torrou tudo, um caos, quase mataram o comissário, pois todos perderam a muamba.

VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.





3 comentários:

  1. Alguma história das escadas ventrais dos 27 ???
    Esse avião é minha paixão...

    ResponderExcluir
  2. tenho algumas histórias do 727, um voo para ilha do Sal, e veja em meu canal do you tue = voar um grande lance = uma história engraçada com 727 e comissarios.

    ResponderExcluir
  3. Teve caso semelhante ( também com tripulação SC ), mas foram lança perfume .

    ResponderExcluir

HISTÓRIAS DA VARIG - O MODERNO E SOFISTICADO BOEING 777

  EQTO B-777 –DATA ANOS 2000 Lembro até hoje do dia que entrei neste avião, quanto conforto, avião grande, com tecnologia, muito sistema n...