BASE SAO – TEMA- KOMBI E DEMAIS VIATURAS QUE OS TRIPULANTES USAVAM – ANOS 80
Nos anos 80, a Varig , para quem residia a um raio de 5 km , se não me engano do aeroporto de Congonhas, era sempre avisado por meio das kombis , se durante nossa programação, estivéssemos de sobre aviso em casa , que correspondia a um período de 12 horas a disposição da empresa , a Kombi poderia aparecer a qualquer momento, e aí teríamos apenas 1;30 hs para nos apresentar no Despacho Operacional de Congonhas para a nova programação. O terror de todos , eram as viagens de madrugada , para assumir conexões até o Rio de voos vindos exterior , em que a tripulação não poderia prosseguir , então nós assumíamos esses voos ate o RIO e depois tentava a todo custo voltar para casa , geralmente as kombis vinham e tocavam na sua casa por volta das 3 horas da manhã , e caso você tivesse sorte, já seguia direto pro aeroporto , caso fosse o primeiro, ainda fazia uma viagem pelas ruas de congonhas pegando tripulantes do voo.
Eram novas, mas desconfortáveis, sem ar condicionado , e a coisa ficava ruim nos voos pro nordeste, hora do almoço calorão e nos 6 ou em 7 na Kombi. E tinha uma hierarquia rígida para se sentar ma kombi , atrás no ultimo banco sentavam os comissários novinhos,no meio a tripulação técnica e na frente o chefe de equipe .
Tenho uma historinha interessante a contar, em um voo de Manaus para São Paulo:
A tripulação já na Kombi, seguindo para o aeroporto, todos cheirosos e limpos , e o Comandante da cruzeiro resolveu para pegar mais ar , sentar na janela do passageiro, no banco da frente da kombi, com o chefe de equipe no meio e o copiloto atrás do Comandante, no banco do meio, seguiam viagem até a pararem em um sinal de transito , ao lado estava um caminhão carregado de vacas , sendo que a bunda das vacas estava virada para a janela , e não deu outra, uma vaca soltou um PUM e voou um monte de merda pra cima do braço do Comandante, respingando na cara e ate no copiloto que estava sentado no banco de trás, enfim um fedor danado , eles com a camisa reserva suja e fedendo, foi uma viagem ate o aeroporto tenebrosa, tiveram que parar um posto de gasolina para os colegas pelo menos tentarem se lavar um pouco . Enfim chegaram para o voo, um pouco atrasados ,mas por uma razão justa.
Com o passar do tempo , as kombis foram substituídas por micro ônibus , com muito mais conforto e com ar .Mas fica uma boa lembrança das kombis.
VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.






Bhá, muito bacana, rindo muito, partilhando, abraço.
ResponderExcluir