segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BANDEJA VINTAGE DA VARIG

 Esta bandeja foi criada por um artista plástico de São Paulo , com muito bom gosto que estava a venda em uma feira de antiguidades em São Paulo no Masp.



domingo, 30 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - REVISTAS DE BORDO ÍCARO

 

VOOS VARIADOS — TEMA-REVISTAS ÍCARO-EQTOS VARIADOS — ANOS 80 EM DIANTE.

A revista Ícaro, foi uma das iniciativas da Varig, para garantir um melhor entretenimento a bordo de seus passageiros. Além de matérias interessantes sobre turismo, cultura, comportamento e diversão, a revista trazia a seção Mundo Varig, onde os passageiros ficavam a par de tudo que acontecia na Companhia. Foi 23 anos de distribuição a bordo dos aviões. Desde sua criação, em 1983, nota-se, pelas capas que a revista não valorizava as praias, Salvador e Carnaval, e sim valorizava nosso poder de produção como agropecuária, agricultura, economia e negócios no Brasil. No embalo da onda exportadora que o governo Brasileiro lançou pelo país. Foi uma excelente divulgadora de nossa riqueza pelo mundo afora.












sábado, 29 de agosto de 2020

HISTÓRIAS DA VARIG - POUSO FORÇADO NA ÁGUA - EQTO-SUPER CONSTELLATION - 1957

POUSO FORÇADO NA AGUA DE UM SUPER CONSTELATIONS DA VARIG ANO 1957.

 O PP-VDA, primeiro dos Super Constellations da Varig, fazia um voo para Nova York quando aterrissou em Ciudad Trujillona manhã do dia 16 de agosto de 1957, com o motor n.º 2 (motor interno do lado esquerdo) parado e com hélice embandeirada. O pouso ocorreu sem problemas, mas não havia motor reserva disponível. Os passageiros foram embarcados em outros voos, e o comandante resolveu fazer um translado trimotor, para reparar o avião em Nova York, com uma escala em Miami, com peso reduzido e só com os tripulantes. Às 11:16 (h), hora local, o avião decolou, com 3 motores (1, 3 e 4), para Miami, com 11 tripulantes a bordo. Cerca de 50 minutos depois, a hélice do motor n.º 4 disparou. A tripulação não conseguiu sanar o defeito a tempo, e, com o esforço excessivo no eixo, a hélice acabou por se separar do motor, atingindo a hélice vizinha, a n.º 3. A tripulação foi obrigada a embandeirar o motor 3, e o único motor disponível era o n.º 1, na ponta da asa esquerda. Com um motor só, a tripulação não conseguiu manter o avião voando, e acabou pousando no mar, paralelamente à costa, ao largo de Puerto Plata, Republica Dominicana, a apenas 500 metros da praia. O pouso foi bem-sucedido, mas um comissário, que não sabia nadar, morreu afogado. O avião afundou, alguns minutos depois, em uma profundidade de 40 metros, e nunca mais foi resgatado, seus restos ainda estão lá, 50 anos depois.

 Fonte: MAB  - POUSO NO MAR.




 

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - JOGO DE DOMINO PARA AS CRIANÇAS

 Este joguinho sempre entrava para distrair as crianças, e olha que quebrava um galho, acalmava bastante as ferinhas.


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES A CLIENTES

 Esse brinde, na minha opinião é o mais original de todos, uma pedra de cristal , foi ofertado na década de 90 para clientes da varig , não entrava nos voos , era um brinde a nível de diretoria.


 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDE ESPECIAL - MAPA MUNDI

 Mais um brinde diferenciado da Varig. Esse nuna entrou em voos , eram ofertados somente aqueles clientes especiais a nivel de diretoria.



quarta-feira, 26 de agosto de 2020

HISTÓRIAS DA VARIG - HOTEIS DE PERNOITE NO BRASIL

Hotel, a nossa segunda casa, às vezes no meio da noite, pegava-me dando de cara na parede, pois com muito sono, quase dormindo, ia ao banheiro e esquecia-me onde ficava de tantos hotéis que ficávamos. Mas tem alguns hotéis que ficaram para história, e vou citar somente alguns dentre vários;

 FOZ DO IGUAÇU -HOTEL D.PEDRO, onde aprontávamos muito, o hotel tinha cassino, onde teve casos de colegas que deixaram, ate as calças por lá, a piscina que era muito boa com uma área de churrasqueira atrás , onde os tripulantes mais raiz adoravam fazer churrasco, e a noite a boate onde geralmente tinha poucas pessoas, a maioria tripulantes e curtíamos muito. Mas a grande figura deste hotel era o Senhor SABIÁ, um garçom do hotel que acabou ficando amigo dos tripulantes, uma figura que gostava de pescar e caçar, e uma história que ele mesmo contava, é que numa caçada na reserva dentro do carro, acho que era uma Rural com uns 4 tripulantes que não sei os nomes, e no escuro dentro da reserva, um colega sentado atrás no meio, sem querer disparou a cartucheira dentro do carro, o barulho foi grande e o estrago também, e não preciso dizer que a caçada acabou com a maioria surda dentro do carro. 

 RECIFE-O HOTEL MIRAMAR, onde sempre tínhamos no mínimo 2 tripulações hospedadas, e quase sempre rolava bagunça, seja na piscina ou os homens, no quarto, onde bebendo ficávamos admirando as meninas do prédio em frente que adoravam fazer strip para tripulação, muito engraçado. Também outras histórias rolaram nesse hotel, pois até incêndio no quiosque da piscina teve, de jogarem cigarro pela janela, também tinha um grupo seleto de comandantes que até carro mantinham na garagem do hotel. 

 BELÉM-O NOVOTEL Belém, onde o pessoal da Cruzeiro mais ficou, esse hotel próximo ao aeroporto ficava em frente a uma comunidade do outro lado da rua onde tinha que passar por uma ponte precária de madeira, passando por um valão, e o pessoal de voo gostava muito de depois da piscina ir até o bar da comunidade beber cerveja e jogar conversa fora,com o atrativo do preço em conta da cerveja vendida nesse bar,  tinha um tripulante, da Cruzeiro, que não vou dizer o nome nem a patente, que sempre ia pra esse bar e voltava trocando as pernas, até que um dia ele acabou caído nesse valão, foi um Deus nos acuda, e acabou que a comunidade e os tripulantes acabaram dando o nome do valão a este tripulante em sua homenagem .Não vou dizer o nome do Valão , em respeito a esse tripulante , já que não consegui me comunicar com ele.









MANAUS - HOTEL TROPICAL, era maravilhoso, apesar do mofo e dos quartos com mobiliário pesado, mas comia-se bem e tinha os bares na orla onde sempre íamos beber e havia um pé sujo lá que ficou famoso, o Caldeirada, que na época da fusão entre Varig e Cruzeiro, as tripulações das CIAS se encontraram lá e rolou uma briga onde o que não faltou foi cadeira voando pra todo o lado, daí pra frente o nome do bar virou CADERADA, aonde íamos paquerar as primas, o problema era que tempos depois, alguns membros de tripulação, foram expulsos pelo dono do restaurante, dizendo que ele nunca mais queria ver tripulantes lá dentro. Também tinha a piscina, onde não podia levar nada de valor, pois os gatunos sempre roubavam, eram os micos que ficavam por lá, só esperando uma oportunidade para roubar as chaves e o quer que fosse e sumiam para o telhado do hotel. 

VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES A CLIENTES ESPECIAIS

 A Varig realmente com sua equipe de Marketing, era imbatível. Vejam  a sacada dessa equipe, ao lançar este brinde especial, uma ampulheta e com os dizeres nele,  informando sobre a pontualidade e a frequencia dos voos da Varig. Uma Grande ideia.








segunda-feira, 24 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES A CLIENTES

Continuando com os brindes da varig ofertados aos seus clientes, segue outra carteira, maisum porta documentos de couro da Varig.



domingo, 23 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES - PORTA DOCUMENTOS

    Esse porta-documentos de couro a Varig ofertava aos seus clientes ,  em 1961, este exemplar de um colaborador esta muito conservado. Realmente um brinde especial


sábado, 22 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES A CLIENTES ESPECIAIS

 Essa carteira foi ofertada a clientes especiais, nunca vi uma a bordo, eram dadas em épocas festivas , como final de ano , um privilégio de poucos.




sexta-feira, 21 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES

 Essas Latas foram ofertadas a clientes na década de 70 e 80, serviam para várias utilidades , inclusive estojo escolar para lápis , enfim a Varig

sempre variava com seus brindes .

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - PRATO COMEMORATIVO EM HOMENAGEM AO BRASIL

 Este prato entrou na primeira classe  em um período especifico em comemoração ao jubileu da independência

do Brasil , e a Varig não podia deixar de lembrar este momento. Durou pouco  e só sobraram  alguns para a história.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO- BRINDE DE PRAIA -GUARDA SOL


 Mais um dos brindes que a Varig  entregava a seus colaboradores, esses guarda sóis não entravam a bordo, eram ofertados pelo pessoal de marketing da empresa , para clientes vips.





terça-feira, 18 de agosto de 2020

CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO- BRINDE DA PRIMEIRA CLASSE

 VOOS INTERNACIONAL - TEMA - BRINDE DA FC BARALHO - EQTO TODOS - ANOS 80


Esse baralho , entravam dois jogos ,que  eram para serem distribuídos aos passageiros que solicitassem, caso não pedissem ficavam na galley a espera de algum colega rsrs.


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

HISTÓRIAS DA VARIG - AS FAMOSAS KOMBI

 

BASE SAO – TEMA- KOMBI E DEMAIS VIATURAS  QUE OS TRIPULANTES USAVAM –  ANOS 80

Nos anos 80, a Varig , para quem residia a um raio de 5 km , se não me engano do aeroporto de Congonhas, era sempre avisado por meio das kombis , se durante nossa programação, estivéssemos de sobre aviso em casa , que correspondia a um período de  12 horas a disposição da empresa , a Kombi poderia aparecer a qualquer momento, e aí teríamos apenas 1;30 hs para nos apresentar no Despacho Operacional de Congonhas para a nova programação. O terror de todos , eram as viagens de madrugada , para assumir conexões até o Rio de voos vindos exterior , em que a tripulação não poderia prosseguir , então nós assumíamos esses voos ate o RIO e depois tentava a todo custo voltar para casa , geralmente as kombis vinham  e tocavam na sua casa por volta das 3 horas da manhã , e caso  você tivesse sorte, já seguia direto pro  aeroporto , caso fosse o primeiro, ainda fazia uma viagem pelas ruas de congonhas pegando tripulantes do voo.

Eram novas, mas desconfortáveis, sem ar condicionado , e a coisa ficava ruim nos voos pro nordeste, hora do almoço calorão e nos 6 ou em 7 na Kombi. E tinha uma hierarquia rígida para se sentar ma kombi , atrás no ultimo banco sentavam os comissários novinhos,no meio a tripulação técnica e na frente o chefe de equipe .

Tenho uma historinha interessante a contar, em um voo de Manaus para São Paulo:











A tripulação já na Kombi, seguindo para o aeroporto, todos cheirosos e limpos , e o Comandante da cruzeiro resolveu para pegar mais ar , sentar na janela do passageiro, no banco da frente da kombi, com o chefe de equipe no meio e o copiloto atrás do Comandante, no banco do meio, seguiam viagem até a pararem em um sinal de transito , ao lado estava um caminhão carregado de vacas , sendo que a bunda das vacas estava virada para a janela , e não deu outra, uma vaca soltou um PUM e voou um monte de merda pra cima do braço  do Comandante,  respingando na cara e ate no copiloto que estava sentado no banco de trás, enfim um fedor danado , eles com a  camisa reserva suja e fedendo, foi uma viagem ate o aeroporto tenebrosa, tiveram que parar um posto de gasolina para os colegas pelo menos tentarem se lavar um pouco . Enfim chegaram para o voo, um pouco atrasados ,mas por uma razão justa.

Com o passar do tempo , as kombis foram substituídas por micro ônibus , com muito mais conforto e com ar .Mas fica uma boa lembrança das kombis.

VOAR UM GRANDE LANCE. HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.


CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES DE TOALHAS DE PRAIA E BANHO

 Seguindo a tendência de a Varig ter sede no Rio de Janeiro , com as praias e descontração, a Varig implementou uma linha de toalhas de praia e banho que  foram distribuídas para clientes vip, compondo com os chinelos .







CURIOSIDADES - SERVIÇO DE BORDO - BRINDES NA PRIMEIRA CLASSE CHINELOS DE PRAIA

 Por volta do ano de 2004 a Varig começou uma parceria com a Ipanema, fabricante de sandálias de praia, e começou a distribuir na primeira classe a bordo dos aviões esse modelo unissex de chinelos de praia.

Tudo parte de uma estratégia de marketing , voltado a ideia da informalidade do verão carioca, o que tanto encanta nosso visitante.

A Varig nos anos de 2010 recebeu uma menção honrosa do premio ¨ON BOARD  SERVICE AWARDS ¨ por ser uma das poucas empresas do mundo que oferecia kits diferentes nos voos de saída e chegada ao Brasil. Na primeira classe além da necessaire em todos os voos, a Varig oferecia pijamas e chinelos nas aeronaves equipadas com poltronas camas.

VOAR UM GRANDE LANCE .  HISTÓRIAS DA AVIAÇÃO.








HISTÓRIAS DA VARIG - O MODERNO E SOFISTICADO BOEING 777

  EQTO B-777 –DATA ANOS 2000 Lembro até hoje do dia que entrei neste avião, quanto conforto, avião grande, com tecnologia, muito sistema n...